quinta-feira, 4 de julho de 2019

Polo


Apesar de o Polo europeu já ter passado por uma renovação estética, próxima de acontecer no Brasil, ele ainda emprega a mesma carroceria encontrada no modelo nacional. Lançado por aqui em maio de 2002, já como modelo 2003, trata-se da quinta geração desse carro, que foi apresentado originalmente na Europa em 1975. Teve na frente com faróis redondos seu maior destaque, da mesma forma que ocorreu com o Mercedes Classe E em fins de 1995. Mas, ao contrário do modelo alemão, não teve problemas de rejeição por causa dessa característica.
Inicialmente o Polo hatch era oferecido com as motorizações 1,6-litro de 101,5 cv (básico, Plus e Comfortline) ou 2-litros de 116 cv (Sportline). Todas contavam com ar-condicionado, direção eletroidráulica, ar quente, banco do motorista com regulagem de altura e conta-giros. E os opcionais – como alarme com acionamento à distância, CD player, duplo airbag, ABS, retrovisores elétricos, entre outros – eram dispostos em pacotes.
O pacote Plus, por exemplo, trazia conjunto elétrico como principal item. Já o Comfortline vinha ainda com rodas de liga leve de aro 14, banco traseiro bipartido, computador de bordo e banco traseiro bipartido. E o Sportline adicionava rodas de liga-leve de aro 15, lanternas traseiras com pisca branco, rodas de liga-leve de aro 15 calçadas com pneus 195/55, além de frisos, espelhos e maçanetas externas na cor da carroceria, faróis de neblina e luz de neblina traseira.
A versão de 1 litro e 16V foi disponibilizada algum tempo depois, no final de 2002. Mas era a única que não vinha com ar-condicionado de série na versão básica. Outra curiosidade: contava também com a versão Sportline, que não era disponível para a versão 1.6. Mas o motor de 79 cv, o mesmo do Gol Power 1.0 16V da época, mas com 3 cv a mais, era insuficiente para conferir agilidade ao hatch. Assim ele nem chegou ao ano seguinte e só existe no ano-modelo 2003. Também apenas nesse ano foi comercializada a série especial Next, equipada com motor 1,6-litro e contando com rodas de aro 15, aerofólio, faróis de neblina, ar-condicionado e conjunto elétrico de série.
Em 2004, surge a versão 1.6 Sportline, pois o hatch 2.0 deixaria de ser produzido. A VW lança ainda o Polo Série Ouro, em homenagem às Olimpíadas de Atenas. A direção eletro-hidráulica dá adeus à linha Polo, num programa de corte de custos. Em 2005 o Polo segue basicamente o mesmo, sem grandes mudanças. O motor flexível em combustível "Total Flex" é a grande novidade para 2006, vendido apenas nas versões 1.6 e Sportline. O CD com MP3 (opcional para o primeiro e de série no segundo), além do “pacote tecnológico” opcional para o Sportline (espelho interno fotocrômico e limpador com sensor de chuva e temporizador) são as principais novidades.
Entre os aspectos considerados positivos estão o design, visibilidade, bom torque do motor desde baixos regimes de giro, bom valor de revenda, espaço interno razoável (com exceção do porta-malas, de 270 litros) e boa quantidade de itens de série. Mas há ainda uma vantagem adicional: como se trata de um modelo sem grandes mudanças estéticas nos quatro anos em que está no mercado, acaba se tornando ainda mais interessante, pois os Polo mais antigos são muito parecidos com os novos, bem mais caros.

Polo Sedan
Lançado também como modelo 2003, o Sedan surgiu pouco tempo depois do hatch, no final de 2002. Hoje é a única versão que ainda pode contar com o motor de 2 litro e 116 cv, descontinuado no seu “irmão” desde 2004, além do motor 1,6-litro de 101,5 cv, o mesmo do Fox e do Golf.
Embora o mercado nacional tenha apresentado alguma resistência a esse tipo de carroceria por um longo período, o fato é que eles andam em alta. E o Polo tem atributos para agradar ao consumidor que procura um carro com design moderno, bom porta-malas (432 litros, 162 litros a mais que o hatch) e bom valor de revenda.
                                         
O Sedan apresentava as versões básica e Highline e todas contam com ar condicionado, direção hidráulica, regulagem de altura do banco do motorista, entre outros.
POLO 2006
POLO 2008
PAINEL 2008
POLO 2009
POLO SEDAN

Comprando um Polo usado

De uma maneira geral os problemas reclamados pelos proprietários de Polo são sempre os mesmos: câmbio curto demais, defeitos nos botões dos vidros elétricos, problemas nos pára-sóis com iluminação, barulhos internos devido à montagem e qualidade dos plásticos, ruídos no sistema de regulagem de altura dos cintos de segurança dianteiros, baixa qualidade dos tecidos dos bancos e problemas na abertura do reservatório de combustível.

O Polo tende a manifestar maior quantidade de problemas nas primeiras unidades fabricadas, que foram sendo corrigidas ao longo do tempo. Mas isso não significa que modelos mais novos não possam apresentar os mesmos defeitos. Além de alguns problemas de alinhamento em algumas unidades, que insistem em puxar para a direita, o Polo apresenta ruídos excessivos na suspensão dianteira, provenientes das buchas, batentes de amortecedores e, alguns casos, da caixa de direção. Vários deles foram atendidos em garantia, mas em alguns carros usados o problema persiste.

No ar-condicionado, ruídos e problemas de vazamento no compressor devem ser checados cuidadosamente. Em alguns Polo, o filtro de ar e seu suporte apresentam problemas de montagem que acabam prejudicando o fluxo de ar refrigerado para o interior do veículo.

A marcha-lenta oscilante é outro item a ser verificado. Geralmente esse defeito é causado pela infiltração de água no chicote do módulo, o que acaba também causando problemas no acelerador eletrônico. A marcha lenta deve ser uniforme e sem trancos, assim como a aceleração e desaceleração do veículo.

Trancos excessivos provenientes do conjunto motor e câmbio podem ter origem em algum coxim quebrado. Outro sintoma pode estar na dificuldade para engatar a primeira, terceira, quinta ou ainda a ré. Verifique ainda se não há vazamentos do óleo entre o êmbolo e o corpo do amortecedor, ou ainda se o êmbolo não está marcado. Outra forma de checar defeitos nos amortecedores está na presença de ruídos ou batidas secas em buracos, além de uma certa instabilidade do veículo em curvas.

Finalmente, fuja de versões com o motor de 1 litro, comercializadas apenas como ano-modelo 2003, principalmente as que não dispõem de ar condicionado. São bem mais difíceis de vender, pois a diferença de preço entre ela e a versão 1.6 não justifica os 22,5 cv a menos.
POLO 2011


BAIXE QUANTOS MANUAIS QUISER
>>> ACESSO VIP <<<

CLIQUE NO ÍCONE DE PAGAMENTO NO TOPO DA PÁGINA


MANUAL POLO HACTH 97 
MANUAL POLO 2003 a 2004

58 comentários:

  1. Pessoal Me Ajude:

    Tenho um polo sedan comfortline 2008 sedan e no painel esta aparecendo "ok estado", ao inves de aparecer km/l, entre outros.
    E quando a porta fica aberta, aparece embaixo "estado 1/1".

    Aguardo resposta

    ResponderExcluir
  2. O RADIO DO MEU POLO SEDAN 2008 ESTA APARECENDO (SAFE) E NÃO TENHO O CÓDIGO PARA DESBLOQUEAR,POIS NÃO TENHO O MANUAL,COMO POSSO DESBLOQUEAR O MESMO???VALE

    ResponderExcluir
  3. tenho um polo 2003 e na coluna do carro proximo a porta do motorista tem o desenho de um carrinho que ora fica com uma luz acesa vermelha ora laranja. O que é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é o sensor de movimento que vc opta por ligar ou nao quando para e trava o carro...

      Excluir
    2. Isso é o sensor de movimento que vc opta por ligar ou nao quando para e trava o carro...

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. tenho um polo 2003 e na coluna do carro proximo a porta do motorista tem o desenho de um carrinho que ora fica com uma luz acesa vermelha ora laranja. O que é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É desativação temporária dos sensores do alarme. Tipo, se deixar um animal dentro do carro.

      Excluir
  6. pessoal alguem pode me ajudar, tenho um polo 2003 hatch, parei o carro e apagou tudo, ma sacende farol, lanterna rádio limpador dianteiro e traseiro setas, so não dar partida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tive o mesmo problema, mas nao decobri o que houve.. vc conseguiu descobrir?? entre em contato por gentileza wpp 6192134969

      Excluir
  7. Boa noite galera,tenho um polo hatch 2003/2004,e está aparecendo uma msg no painel "insp"e o desenho de uma ferramenta do lado esquerdo da quilometragem parcial,alguém teria o manual que poderia verificar por favor o significado dessa mgs e me passar?
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. significa que o óleo já inspirou sua vida útil. troque o oleo do seu pólo, e em seguida, pressione o botão do painel ao aparecer a chavinha, até ressetar... o botão do painel do velocímetro. ok.

      Excluir
    2. tem um excelente tutorial no youtube,mais detalhado sobre isto, ok... veja lá..

      Excluir
    3. tem um excelente tutorial no youtube,mais detalhado sobre isto, ok... veja lá..

      Excluir
    4. significa que o óleo já inspirou sua vida útil. troque o oleo do seu pólo, e em seguida, pressione o botão do painel ao aparecer a chavinha, até ressetar... o botão do painel do velocímetro. ok.

      Excluir
  8. como faço para adquirir manual polo 20042005, neste blog.. envie=me instruçoes..obrigado

    ResponderExcluir
  9. como faço para adquirir manual polo 20042005, neste blog.. envie=me instruçoes..obrigado

    ResponderExcluir
  10. Nessa época do frio, toda vez de manha quando ligo meu carro, POLO SEDAN 2008/2009 a luz da temperatura ascende e fica apitando, tenho que desligar o carro e ligar novamente... isso é normal no frio?? detalhe, apenas acontece no frio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve estar com a vávlula termostatica trancada ou faltando a mesma.

      Excluir
    2. Deve estar com a vávlula termostatica trancada ou faltando a mesma.

      Excluir
  11. Oi tenho um polo sedan 2003 na coluna da porta do motorista tem um botao com u. Carrinho o que e?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse botão e pra trava automática do carro, quando vc sai do carro com a chave fora da ignição o carro trava AD portas se tiver módulo trava as portas e sobe os vidros

      Excluir
  12. Oi tenho um polo sedan 2003 na coluna da porta do motorista tem um botao com u. Carrinho o que e?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse botão e pra trava automática do carro, quando vc sai do carro com a chave fora da ignição o carro trava AD portas se tiver módulo trava as portas e sobe os vidros

      Excluir
  13. Tenho um polo 2008 e troquei a bateria e o alarme entrou no modulo de acionamento mudo, como faço pra que ele acione novamente com sons ?
    Obrigado des de ja

    ResponderExcluir
  14. Boa noite pessoal!
    Poderiam me ajudar? Sabem onde posso encontrar o manual do polo sedan 2006? Caso possuam o arquivo pdf ou doc, poderiam em enviar? (danilo.dnn@bol.com.br).

    Poderiam me informar qual o pneu original do polo?
    Muito obrigado pela grande ajuda!

    ResponderExcluir
  15. A luz com o formato de um volante acendeu no painel do meu pólo oq pode ser

    ResponderExcluir
  16. A luz com o formato de um volante acendeu no painel do meu pólo oq pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Problema na direção hidraulica.. a direção ficou dura? ou só acende ao ligar e depois apaga? se apagar ta tudo ok

      Excluir
  17. Bom dia galera! tenho um polo sedan 16.2010 e no painel do contra giros apareceu o numero 1 e o desenho de quadradinho com um simbolo na nike dentro ok alguem pode me ajudar a desifrar este misterio?

    ResponderExcluir
  18. Alguem consegue me ajudar efetuei a troca da bateria do meu Polo 2005 e os retrovisores desregularam, alguem sabe como faço para fazer essa programaçao novamente?

    ResponderExcluir
  19. Alguem consegue me ajudar efetuei a troca da bateria do meu Polo 2005 e os retrovisores desregularam, alguem sabe como faço para fazer essa programaçao novamente?

    ResponderExcluir
  20. Galera, to com alguns probleminhas
    primeiro: o esguicho do limpador do para brisa parou.. eu nao tenho o manual para verificar.. meu outro problema e no acendedor de cigarros parou tambem.. Polo Hatch 02/03 obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifique as conexões da mangueira que sai do reservatório até os esguichos, se estiver OK pode ser a bomba dágua que fica fixada no reservatório, observe se ela faz barulho quando acionada, que é normal, e pode acontecer que quase sempre é que os esguichos fiquem emtopidos por sugeira, facilmente resolvido com um desentupidor de chama de fogão, aquela pequena aste ou arame bem fininha, pode acontecer o desregulação dos esguichos, mas é fácil regular dnovo!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  21. Preciso do manual pólo 2006/2007 sedan
    Zap 62 991586286

    ResponderExcluir
  22. O botão do desembaçador do meu pólo sedan 2006/07 está acendendo e apagando sozinho, junto com um barulho de relé atracando e desatracando próximo aos fusíveis, mas está vindo de uma caixa lacrada de difícil acesso alguém aí pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
  23. O botão do desembaçador do meu pólo sedan 2006/07 está acendendo e apagando sozinho, junto com um barulho de relé atracando e desatracando próximo aos fusíveis, mas está vindo de uma caixa lacrada de difícil acesso alguém aí pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
  24. Preciso do manual pólo 2006/2007 sedan
    Zap 62 991586286

    ResponderExcluir
  25. O meu quando ligo de manhã aparece escrito no painel assim "pare controlar liq de refrig manual de instruções "alguém sabe me dizer o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu está com o mesmo problema é não sei como resolver

      Excluir
  26. O meu quando ligo de manhã aparece escrito no painel assim "pare controlar liq de refrig manual de instruções "alguém sabe me dizer o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se tive conseguido resolver me fale como Emília Moreira

      Excluir
  27. Olá Boa noite a todos.
    Tenho um polo 2009 e o som dele esta aparecendo a palavra SAFE porém nao tenho o manual do som , alguem poderia me ajudar como reconfigurar meu som?
    Desde já muito obrigada

    ResponderExcluir
  28. Olá Boa noite a todos.
    Tenho um polo 2009 e o som dele esta aparecendo a palavra SAFE porém nao tenho o manual do som , alguem poderia me ajudar como reconfigurar meu som?
    Desde já muito obrigada

    ResponderExcluir
  29. Bom dia.
    Comprei um Polo Sedan 2013 e veio sem o manual do proprietário, ja procurei na concessionária e eles não disponibilizam mai para a venda, gostaria de uma indicação de onde posso comprar ou baixar para impressão.
    Att:Juliano

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde.
    Tenho um polo sedan 2008, o carregador do isqueiro parou de funcionar, a identificacao dos fusíveis do manual é totalmente diferente da realidade do carro, alguém sabe por que?

    ResponderExcluir
  31. onde fica o botao pra mim acessar o computador de bordo do meu polo hatch 2009 ? e como funciona alguem sabe ?

    ResponderExcluir
  32. Estou dirigindo e a luz da bomba de oleo acende no meu polo 2003, e depois apaga sozinha e um tempo depois acendo de novo.. alguem sabe oq e?

    ResponderExcluir
  33. Tenho um polo 2004 equando desativou o alarme só destravar as portas do lado esquerdo, as do lado direito não abrem em por dentro. Alguém me ajuda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um sistema de segurança do alarme, quando vc aperta uma vez.. por segurança ele destrava só o motorista pra caso alguém tente entrar nas outras portas... pra destravar as 4.. vc aperta duas vezes seguidas dai destrava as 4 portas..

      Excluir
  34. Estou tentando adquirir o manual do polo sedã 2.0 2003, alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  35. Como consigo o manual do pólo sedan 1.6
    2007/8 pra comprar ou baixar

    ResponderExcluir
  36. ALGUÉM TERIA O PIN DO RADIO DO POLO HATCH SPORTLINE 2013~2014? E SE POSSIVEL FORNECERW

    ResponderExcluir
  37. Manual do polo sedan confortline 2014, alguém tem em PDF?

    ResponderExcluir
  38. Bom dia ,
    Você tem o nanual do vw/1000i 96

    ResponderExcluir