quinta-feira, 4 de julho de 2019

Corsa 1994 a 2005

Numa época em que os carros equipados com motores de 1 litro eram versões absolutamente despojadas dos modelos “normais” – sem tampa de porta-luvas, com partes metálicas internas aparentes (caso do Uno), sem difusores de ar internos laterais (Uno e Gol 1000) e vidros mais finos (Chevette Junior), o Chevrolet Corsa chegou para surpreender. Lançado em 1994, o Corsa Wind contava com motorização 1-litro, potência de 50 cv e injeção monoponto. Trazia um ótimo acabamento interno, com portas forradas de tecido, plásticos de boa qualidade, todos os difusores de ar em seus lugares, espelho retrovisor do lado direito, entre outros itens. Sem falar do design então bastante moderno, já que na Europa o Corsa era um modelo recente, lançado apenas um ano antes. Bons tempos aqueles...
O lançamento desse carro fez com que a própria concorrência reagisse com produtos de melhor qualidade, que passaram a ser apresentados já no ano seguinte (Gol 1.000i AB9 – o “Bolinha” –, Fiat Palio e outros). Poucos meses depois do 1.0, seria a vez do Corsa GL 1.4, de 60 cv e com vários itens de série, como desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro, conta-giros, banco traseiro bipartido com encostos de cabeça etc.
Para 1995 chega a versão GL 1.4 de quatro portas; em 1996 vem a picape, primeiramente com motor 1,6-litro monoponto, de 72 cv, e o Sedan (nas versões GL e GLS), ambos exclusivos para o Brasil. Nessa altura é apresentado um novo motor 1.6 8V com injeção multiponto; e o antigo 1.6, que durou pouco, deixa de ser produzido. Por sua vez o 1-litro também ganha injeção multiponto e sua potência sobe para 60 cv. E uma versão mais luxuosa do 1.0 é lançada, denominada Super, com carroceria hatch de duas e quatro portas.

O investimento na linha não pára e é apresentada a interessante versão GSi, equipada com motor de 1,6 litro 16V (4 válvulas por cilindro) com potência de 109 cv e kit aerodinâmico (ambos importados da Alemanha), além de rodas de liga-leve de aro 14, direção hidráulica, ar-condicionado etc. Teto solar e sistema de freios ABS eram oferecidos como opcionais. Em 1997 a GM lança o motor 1.6 16V nacionalizado, agora com potência de 102 cv para equipar o Sedan e a recém-lançada perua Corsa Wagon. O GSi sai de linha em 1997.
Para 1998 o Wind passa a ser oferecido com quatro portas e sedan. É criada a série especial Champ, em homenagem à Copa do Mundo. Para 1999 é apresentado o motor 1.0 16V de 68 cv, disponível para o hatch Super, Sedan e Wagon. O hatch é disponibilizado também na versão GLS.
No ano 2000 o carro passa pela primeira “cirurgia plástica” desde seu lançamento. Novos pára-choques, capô do motor, grade e lanternas traseiras, além de forrações e desenho do painel de instrumentos, fazem parte do pacote de mudanças. Em 2001 é lançada a versão Super, com motor de 1,6 litro; a série especial Millenium (1.0 8V) e o Wind com motor 1.6 8V. Em 2002 as versões GLS 1.6 16V da Wagon e do Sedan saem de linha.
A chegada da nova linha Corsa, em 2003, substitui quase todos os modelos – à exceção do Sedan, que sobrevive até hoje com o nome de Classic. Primeiramente esta versão era equipada com motor 1-litro de 60 cv, passando em seguida a contar com o 1.0 VHC, de 70 cv – além do 1,6-litro de 92 cv. Atualmente são dois os motores, ambos flexíveis em combustível (pode ser abastecitos com álcool, gasolina ou qualquer mistura dos dois): 1 litro VHC de 77/79 cv (gasolina e álcool, na ordem) e 1,8-litro de 112/113 cv.
Cuidados na compra
O Corsa não apresenta grandes defeitos crônicos, mas como todo veículo usado, exige vários cuidados na hora da compra. Os ruídos internos são uma constante, vindos das portas, painel e tampa traseira. A solução é calçar tudo com espuma adesiva, para minimizar o problema. A suspensão dianteira e a direção do Corsa também merecem bastante atenção. Geradoras de barulhos, as bandejas devem ter as buchas verificadas, assim como a caixa de direção. Nos modelos com direção hidráulica, com o tempo vai se tornando cada vez mais difícil esterçar o veículo, devido ao desgaste da caixa e à própria geometria da coluna de direção.
O descoloramento de algumas peças plásticas internas e dos pára-choques sem pintura é mais uma ocorrência comum nos Corsa. Nas unidades mais antigas, as canaletas dos vidros apresentavam desgaste acentuado, fazendo com que os vidros saíssem dos trilhos. No GSi, as peças do kit aerodinâmico já são difíceis de achar e as tampas inferiores, que vão nas saias laterais, caem com facilidade. Quando encontradas, são caras, assim como as demais partes do kit.
Algumas unidades apresentaram problemas de rompimento do suporte do cinto de segurança em acidentes, fruto de um defeito no trilho do banco. Verifique se no modelo que está sendo adquirido não há marcas de rachaduras na ancoragem desse suporte ao trilho do banco, o que pode provocar sérias conseqüências em caso de batidas. A GM realizou recall para substituir essa peça. Verifique no manual do proprietário se no modelo em questão há comprovante da participação no programa.
Mecanicamente, verifique se há ruídos ou vazamentos na bomba d`água, vazamentos de água pelos selos do motor – principalmente nas versões 1.6 – e ruídos no esticador da correia dentada. Aliás, a correia deve ser o primeiro item a ser verificado, para evitar surpresas. Por via das dúvidas, é melhor trocá-la. A válvula EGR é sensível à gasolina nacional, principalmente as de qualidade duvidosa. O sensor de temperatura, em carros mais rodados, também pode apresentar defeitos. Verifique ainda se o engate das marchas não está difícil, o que indica problemas no trambulador ou mesmo nos coxins de motor e câmbio. E nos modelos com ABS, a luz costuma acender sem que o sistema esteja com problemas.

Você conhece o FÓRSA!

BAIXE QUANTOS MANUAIS QUISER
>>> ACESSO VIP <<<

MANUAL CORSA WIND 94_95_96
MANUAL CORSA CLASSIC 2004_2005



62 comentários:

  1. Ola.. acabei de adquirir um corsa Gl 1.4 mas não possui seu devido manual, poderia me ajudar para consegui-lo? Ficarei muito agradecido.. Um abraço
    Vanderlei-Sobradinho-Rs

    ResponderExcluir
  2. TENHO MANUAL DO CORSA GL 1.4. VOU ESCANEAR E TENTAREI ENVIAR PRO BLOG. ABRAÇOS....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poderia enviar para meu e-mail.. sensuy_sp@hotmail.com

      Excluir
  3. alguem tem o manual do corsa gls 1.6 97???

    por favor me ajudem

    ResponderExcluir
  4. Qual o motivo de não se falar dos carros estrangeiros? Onde ficam os carros da Hyundai? Qual a montadora brasileira que chega aos pés dela??

    ResponderExcluir
  5. Olá.. acabei de adquirir um corsa sedan gls 97, 1.6 mas não possui seu devido manual, poderia me ajudar para consegui-lo? Ficarei muito agradecida.. Um abraço,
    ELIZA NUNES

    ResponderExcluir
  6. Alguem tem por ai escondido o manual do corsa classic 96' 1.6 mpfi que possa doar a nós? thank you!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, você teria o MANUAL DO CORSA WAGON GLS 1.6 / 8 VÁLVULAS / MPFI ANO 2000

    ResponderExcluir
  9. Olá, alguém tem o manual do corsa 2001wind 1.0 8v? Se tiver, envie por e-mail por favor.
    Marcelo.pessoa05@Gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, alguém tem o manual do corsa 2001wind 1.0 8v? Se tiver, envie por e-mail por favor.
    Marcelo.pessoa05@Gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá conseguiu o manual tenho o msm modelo porém não tem manual se caso conseguiu w poder passar agradeço.
      Fernandacinthia429@gmail.com

      Excluir
  11. olá,alguém tem o manual do corsa wind 1.0 ano 1995 se alguém tiver por gente leza poderia manda uma copia pra mim pro email. josepaulo_34@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. se alguem tiver o manual do corsa 94,por favor mande para meu gmail antoniopedral25@gmail.com, mto obrigado !

    ResponderExcluir
  13. Olá. Se alguém tiver o manual do corsa bolinha 2000 me avisa. Email: rodroli2010@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Olá. Se alguém tiver o manual do corsa bolinha 2000 me avisa. Email: rodroli2010@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. preciso do manual do Corsa wind 2000...por gentileza, quem pode me ceder, pls??
    meu e-mail: jura.almeida@gmail.com...obrigadão

    ResponderExcluir
  16. Galera. Necessito do Manual do Corsa Wagon 1997 GL 1.6 8V, por favor alguém poderia me enviar?
    Meu e-mail: artemus7@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Necessito do manual do corsa 1996 motor 1.6 se alguém puder compartilha, agradeço.

    Vieira.lorran@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Boa noite!

    Tenho com corsa Wangon 8v 98/99 1.6 mpfi GL,mas não tenho manual. Alguém teria uma cópia para arrumar?

    Obrigado, amigos!

    Leandro Rezende

    ResponderExcluir
  19. Manual do Corsa GLS 16v 1.6 98\99 tem?

    ResponderExcluir
  20. TENHO UMA CORSA WAGON GLS,NAO TENHO DO Q RECLAMAR,1.6 16V

    ResponderExcluir
  21. Boa noite, alguém tem o manual do corsa wind 1996 8v? se tiver,por gentileza me ajudem.

    ResponderExcluir
  22. ola vc tem o manual do corsa sedan 2001/2002

    ResponderExcluir
  23. Olá tenho um corsa sedan gls 97 1.6 16v se alguém tiver o manual por favor entre em contato sandro.izidoro1981@hotmail.com obrigado.

    ResponderExcluir
  24. Por favor, alguém tem manual Corsa milenium 2001 8V? Whats 963542475

    ResponderExcluir
  25. Boa noite , gostaria de saber se alguém tem o manual do proprietário do corsa hatch 1.0 2003 ?

    ResponderExcluir
  26. Se tiverem , por favor mandem para o meu email tenor2013@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Manual do proprietário corsa sedan wind 2001 MPFI - se alguem tiver me envie por favor : marcospaulo.ribeiro.m@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se alguem tiver manual do corsa sedan 2000 por favor me ajude
      Meu e mail Ademircolaress@gmail. Com

      Excluir
  29. alguem tem o manual do corsa wagon 1.6 2000 rsvlh@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Alguém pode me dizer alguém pode me dizer como eu posso baixar o manual do proprietário Corsa Millenium 2001modelo 2002 por favor e que Deus vos abençoe

    ResponderExcluir
  31. Se alguém puder me ajudar meu e-mail é cicerocaboclo25@gmail.com

    ResponderExcluir
  32. Corsa classic 2003/2004 voce tem manual?

    ResponderExcluir
  33. alguém tem o manual do corsa hatch 2002, 1.0 8 válvulas 4 portas VHC , se tiver por favor enviar uma copia para mim.

    ResponderExcluir
  34. Manual do wind 99? jekaf_santos94@hotmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  35. Manual do Corsa Wagon 2000 alguém tem ?

    adilsonolivery@gmail.com

    ResponderExcluir
  36. Manual do Corsa Millenium 2001/2002.
    Por favor!! Gratos desde já !!!
    del.andrine@outlook.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, também preciso desse manual, se alguém puder me ajudar também agradeço imensamente!

      Excluir
  37. Bom dia alguém tem manual do Corsa Wagon 2000 manda por favor
    adilsonolivery@gmail.com
    adilsonolivery@yahoo.com

    ResponderExcluir
  38. Alguém teria o manual do Corsa Wind ano 99 alguma cópia,fico grato quem pd mim ajuda ,meu imail ,Claudeir.silva8@gmail.com

    ResponderExcluir
  39. bom dia! Alguém consegue o manual do Corsa classic 2003 manda por favor pra michelsonlima@gmail.com
    obrigado!

    ResponderExcluir
  40. Preciso do manual do corsa super 99 4 portas com ar gelado por gentileza mande o para meu e-mail

    ResponderExcluir
  41. Olá preciso do manual do corsa gl 1.6 1997. Se tiver como alguém me ajudar, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  42. ALGUEM PODERIA ENVIAR POR FAVOR , O MANUAL DO CORSA WAGON 99 1.6 , 8 VALVULA . POIS PRECISO CONHECER BEM O MEU CARRO, ENVIAR PARA O MEU E-MAIL, KATIAAPARECIDAANDREROSAAK@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  43. Boa Noite!
    Por favor, estou precisando do manual do corsa classic 2003. Tem como?
    raphaelmaia@folha.com.br
    Muito Obrigado

    ResponderExcluir
  44. Bom dia, recentemente adiquiri um corsa super sedan 1.6 8v 01/02 4p se alguém puder me ajudar com o manual do proprietário agradeço.
    rogaroli43@gmail.com

    ResponderExcluir
  45. Por favor, comprei um corsa sedan 2004, não estou conseguindo encontrar o manual do proprietário dele, se alguem tiver o PDF por favor me envie?

    ResponderExcluir
  46. Olá, bom dia.
    Tenho um Corsa Sedan MPFI 1.0 16V 2000
    Alguém sabe onde consigo o Manual do Proprietário?
    Se tiver manda nesse e-mail: vaca04188@gmail.com

    ResponderExcluir
  47. Alguém sabem me informar c vcs sbem a onde fica o rele do farolete corsa wego. Gls 1.6 8v completo.

    ResponderExcluir
  48. Poderiam por favor me enviar o manual do corsa wind 1999

    ResponderExcluir
  49. Meu e-mail é elisamonique99@gmail.com

    ResponderExcluir
  50. Oi por favor estou precisando do Manual do corsa wind 99 o sedan se puder me ajuda desde já agradeço.
    Meu e-mail vccosta160@gmail.com

    ResponderExcluir
  51. Algumas correções: o Corsa GL 1.4 de 3 portas foi lançado em junho de 1994 - quatro meses depois do Wind 1.0, que fora lançado em fevereiro do mesmo ano. O Corsa GSi foi lançado em outubro de 1994. Em 1995, foram lançados a picape em junho, com motor 1.6 alimentado por injeção monoponto e 79 cv, e o hatch cinco portas em agosto na versão GL 1.4. Em 1996, chegou o Sedan, nas versões GL e GLS, com motor 1.6 alimentado por injeção multiponto e 92 cv. Em abril, a injeção multiponto do Sedan foi estendida a toda a linha - o motor 1.0 passou a 60 cv. Os motores 1.4 e 1.6 com injeção monoponto deixaram de existir. Em meados do ano, o Corsa GSi foi descontinuado, pois não resistiu as vendas baixas.

    ResponderExcluir
  52. Mais uma correção: a linha Corsa renovada chegou em abril de 2002.

    ResponderExcluir
  53. Preciso do manual do proprietário Corsa Hatch Maxx 2005

    ResponderExcluir
  54. Preciso do manual do Corsa 1994 1.6
    marcianamaia@hotmail.com

    ResponderExcluir