quinta-feira, 4 de julho de 2019

Fiesta 1994 à 2005

O Fiesta chegou por aqui em 1994, como modelo 1995, importado da Espanha. Era equipado com motor de 1,3 litro e potência de 60 cv, contando com carroceria de duas ou quatro portas. Uma curiosidade é que aquela versão apresentava muitos elementos estéticos da linha Ford da década de 80, fazendo-o lembrar em certos aspectos  modelos nacionais antigos, como o próprio Corcel II. Basta ver que os pára-choques, por exemplo, eram no formato de uma lâmina de plástico, deixando as partes inferiores dianteira em chapa de aço aparentes.
Mas em 1996 a Ford lança por aqui o novo Fiesta, com pouco tempo de atraso em relação ao lançamento daquele modelo no mercado europeu. Apenas 2% das peças (exatas 48) eram iguais às do modelo importado – as demais eram todas nacionais. A carroceria em si é muito parecida com a anterior, mas com cantos arredondados e sem os destacados vincos laterais do Fiesta espanhol. Mas eram linhas controversas e houve quem apelidasse o carro de “bebê chorão”, por causa do desenho dos faróis e grade. De qualquer forma o Fiesta surgiu nas versões equipadas com motores Endura de 1 litro e 51 cv e CLX de 1,3 litro e 60 cv, além da top de linha CLX 1.4 16V, equipada com motor Zetec SE de 88,8 cv e bloco de alumínio. Havia opção de carroceria de duas ou quatro portas, como o anterior.
Por dentro o Fiesta apresentava forrações e painel novos, com o lado do passageiro apresentando um grande recuo para que o espaço ali fosse maior. Os bancos curtos também eram voltados para a mesma finalidade, mas para as pessoas de maior estatura se revelavam um tanto desconfortáveis. Um dos destaques desse modelo estava na boa dirigibilidade, graças ao emprego de suportes do motor em forma de V, com coxins hidráulicos.
Em 1998 é lançada a série especial Class, que vinha com pára-choques pintados na cor da carroceria, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, além de forração diferenciada. De série especial a Class acabou se tornando uma versão do Fiesta.
Em 2.000 o Fiesta passa pela primeira reformulação desde seu lançamento no Brasil. Com isso ganhou nova frente, pára-choques e lanternas traseiras. A motorização passa a ser a Zetec Rocam, tanto na versão de 1 litro como na mais potente, que agora era de 1,6 litro e ficava no lugar das antigas CLX 1.3 e 1.4 16V. A denominação das versões também mudou: o básico era o GL, seguido pelo GL Class e GLX, este sempre com o motor 1,6.
O Zetec Rocam era um motor moderno que trazia várias novidades, como o comando com eixo oco, balanceiros roletados, bomba d`água integrada ao bloco, entre outros atributos. Mas pensando justamente na boa dirigibilidade do modelo, empregou a solução de duas válvulas por cilindro, conferindo um bom torque a partir de baixas rotações. Os 14,3 kgfm da versão 1.6 estão disponíveis a apenas 2.500 rpm, sendo que grande parte disso já está disponível em faixas inferiores de rotação, colaborando para a agilidade do carro. No caso do 1 litro são 8,9 kgfm a 3.250 rpm.
Em 2000 é criada também a série especial Sport, com motor 1 litro e 1,6 litro, com quatro portas e na cor vermelha. Trazia pára-choques pintados na cor do veículo, rodas esportivas e outros itens de apelo esportivo. No final de 2001 a Ford inexplicavelmente lança o Fiesta Sedan  importado do México.
 À época o lançamento causou estranheza pois o novo Fiesta chegaria logo depois, em maio de 2002 – tornando o Fiesta Sedan defasado visualmente (e consequentemente menos valorizado no mercado) em poucos meses.
A versão sedã do Novo Fiesta chegaria bem mais tarde, em 2004, já com o motor flexível em combustível.
Em 2002 surge a segunda série especial do Fiesta, o Action, limitada a 750 unidades e que era oferecida apenas com motor de 1 litro, quatro portas e na cor prata Geada. A carroceria antiga ainda segue em linha até hoje, na versão Street, com quatro portas e motor 1 litro.
Uma característica que deve ser levada em conta na hora de comprar um Fiesta usado é que seu motor Zetec SE ou Rocam não admite retífica. Se as paredes dos cilindros são riscadas ou danificadas por qualquer razão, é necessário trocar o bloco. O mesmo vale quando o motor atinge altas quilometragens (a Ford fala em 240 mil km para os Rocam) e chega ao fim de sua vida útil. E mais uma dica: o Zetec é muito sensível e pouco tolerante à gasolina adulterada. A qualquer sinal de solvente, ou outros componentes duvidosos presentes no combustível, o motor “reclama” por meio de falhas e instabilidade na marcha-lenta.
Na hora de compra um Fiesta usado, é muito comum que sejam encontrados veículos com ruídos na caixa de direção, um problema que muitos proprietários encontraram quando o veículo ainda era novo.
Havia necessidade de troca da caixa, mas as concessionárias regulavam a folga do componente, o que deixava a direção dura demais. Olho vivo!
Além disso, é preciso atenção no sistema de embreagem (cilindro da assistência hidráulica), cujo sintoma está no pedal mais duro que o normal. A válvula do ar quente, além da placa eletrônica de controle do aquecedor, também merece cuidados. O defeito é facilmente perceptível: o ar quente não funciona.
Ruídos na dianteira, principalmente ao passar em buracos, podem ser fruto de buchas da barra estabilizadora ou de bandeja estouradas – além da já citada caixa de direção –, ou ainda problemas de vazamento nos coxins hidráulicos.
O marcador de combustível pode apresentar problemas e marcar a quantidade com imprecisão, mas esse é um problema mais complicado de conferir, a não ser usando o veículo. Mais fácil é constatar problemas no regulador da marcha-lenta, ocorrência também encontrada em algumas unidades do Fiesta: na primeira partida do dia o motor não pára ligado se o motorista não pisar no acelerador.
De resto o Fiesta é uma excelente opção no mercado de usados. Está certo que é apertado por dentro, a manutenção preventiva deve ser cuidadosa e os ruídos internos se manifestam quanto pior for o piso. Mas o carro tem um bom acabamento, é econômico e as versões equipadas com o motor Zetec andam muito bem.


BAIXE QUANTOS MANUAIS QUISER
>>> ACESSO VIP <<<

CLIQUE NO ÍCONE DE PAGAMENTO NO TOPO DA PÁGINA


MANUAL FIESTA HATCH 1997 a 1998 2002  2004 a 2005
MANUAL FIESTA STREET  2002 a 2003
MANUAL FIESTA 2011


34 comentários:

  1. Vocês teriam o manual de um fiesta mpfi 1998 4p ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos sim Ricardo, para adquirir é só clicar no local indicado acima ou no ícone do pagseguro.

      Excluir
  2. Eu gostaria do manual do fiesta 98/99 class 1.0 gl.
    Como eu faço pra adiquirir e quanto custa?










    abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá você tem o manual do fiesta sedan 2005/2005 ? Se sim me passa o link e as instruções para adquirir. Júlio

    ResponderExcluir
  4. você tem também o manual do fiesta 97 1.4 zetec?
    wellington

    ResponderExcluir
  5. Ola..vc tem o manual do fiesta street 1.0 rocam 2001/2002 4p?

    ResponderExcluir
  6. vc tem o manual do fiesta red 2005

    ResponderExcluir
  7. o manual do ford hatch 97 1.0 é compatível com o do ano 96, ou existe muita diferença na estrutura? se for compatível quanto custa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite..eu goataria de saber tbm..mas nunca achei o manual do proprietario do fiesta 96

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá amigo, sou do rio e estou com um fiesta 95 que ganhei do meu sogro, mais tenho que trocar umas peças, e gostaria de saber se as do 97 cabem no 94, como maçanetas, elevador, tampa de mala, retrovisor e bancos. Vejo no seu blogue que entende bem disso e gostaria muito que me ajudasse.
    Boa noite, aguardo seu contato!!!
    robsontopimoveis@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá amigo, sou do rio e estou com um fiesta 95 que ganhei do meu sogro, mais tenho que trocar umas peças, e gostaria de saber se as do 97 cabem no 94, como maçanetas, elevador, tampa de mala, retrovisor e bancos. Vejo no seu blogue que entende bem disso e gostaria muito que me ajudasse.
    Boa noite, aguardo seu contato!!!
    robsontopimoveis@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Preciso do manual do 99/2000 glx
    Grata
    Lidia

    ResponderExcluir
  12. Preciso do manual do 99/2000 glx
    Grata
    Lidia

    ResponderExcluir
  13. Preciso do manual do fiesta96 clx 2 portas

    ResponderExcluir
  14. Vc tem o manual do fiesta 1.0 ano 2000?

    ResponderExcluir
  15. Olá bom dia .
    Vc tem o manual de instrução do fiesta hatch 2005 . Tbm gostaria de perguntar como faço pra descobrir a senha do meu radio pois está pedindo Code e não tenho .Tirei a bateria e agora várias coisas errada estão acontecendo, até o alarme está doido .Me ajude deste já lhe agradeço pirvtua atenção

    ResponderExcluir
  16. BOM DIA
    ONDE CONSEGUIR O MANUAL FIESTA 2004/2005

    ResponderExcluir
  17. alguém sabe o tamanho do alto-falante da porta do Fiesta 95?

    ResponderExcluir
  18. Bom dia vcs tem o manual do fiesta gl 2001 motor zetek.....meu zap 11981544101 ok

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de receber o manual do fiesta 2001. Motor zete rocan

    ResponderExcluir
  20. Bom dia eu to precisando manual da currier 1.6 2002 urgente
    Como faço pra conseguir

    ResponderExcluir
  21. Só uma duvida mesmo, o defletor de saida de ar do fiesta 2008 serve no 2003 alguém sabe?

    ResponderExcluir
  22. Uma pergunta besta....existe manual do proprietario do fiesta 96 ??procuro muito tempo e nunca achei..

    ResponderExcluir
  23. Bom dia, vocês tem o manual do fiesta 1995 espanhol?

    ResponderExcluir
  24. Olá! Por acaso teria o manual do Fiesta sedan 2005 1.6 Zetec? Grato.

    ResponderExcluir
  25. Bom dia Marcos, realizei o pagto via pagseguro... onde encontro o link para download ?
    meu nome é jhonatan

    ResponderExcluir
  26. Ola Marcos fiz o pagamento, estou aguardando o link para download !!!
    Ass Wellington

    ResponderExcluir